POLITICAS PÚBLICAS: POR UMA EDUCAÇÃO DIGITAL

Sim. Acredito que todos estes programas vêm propiciando uma grande ajuda aos educadores. O governo criou O Portal Domínio Público que é uma biblioteca digital gratuita onde professores, alunos, pesquisadores e a população em geral poderão fazer pesquisas e vários outros serviços.


O site objetos educacionais http://objetoeducacionais2.mec.gov.br é um site para compartilhar recursos educacionais como: vídeo. Jogos, imagens, animações etc.

A RIVED, http://www.rived.mec.gov.br tem por objetivo a produção e a difusão gratuita de conteúdos pedagógicos digitais na forma de objetos de aprendizagem. São instrumentos poderoso para estimular o raciocínio, o pensamento.

O Portal do Professor http://portaldoprofessor.mec.gov.br é uma rede de comunicação entre profissionais da área educativa. No portal inclui um banco de dados dom uma série de links com recursos tecnológicos.

Ale, de todos estes recursos o governo vem pesquisando tecnologias para equipar as escolas com computadores.

O projeto UCA, um computador por aluno, pretende incentivar a mudança no processo de ensino aprendizagem, possibilitando um maior acesso à informação para estudantes e suas famílias. Os professores também se beneficiam, pois com o uso das máquinas podem se atualizar em suas práticas pedagógicas. O projeto ajuda no atendimento da política nacional de inclusão digital, ao mesmo tempo em que apóia o desenvolvimento da indústria brasileira, já que os equipamentos foram desenvolvidos em território nacional e competem as indústrias locais a distribuição, o suporte, a manutenção o desenvolvimento de software e conteúdos educacionais.

COMO VOCÊ IMAGINA QUE SERÁ A ESCOLA E A EDUCAÇÃO NO FUTURO?

Estamos vivendo na era da mudança na educação. São vários projetos que beneficiam os alunos, novas tecnologias. Vivemos num contexto de aprendizagem permanente. Para participar desta escola do futuro, o professor deverá estudar sempre e superar a resistência à tecnologia. Não adianta a escola ter equipamentos supermodernos, se o professor não for preparado para gerenciar esta nova situação de aprendizagem.

Não podemos mais pensar a educação fora do contexto das novas tecnologias de informação e interação. As novas ferramentas tecnológicas estão fazendo com que a escola venha a passar por profunda renovação.

Luzia de Fátima Flávio Guedes

Seguidores