CONCEPÇÕES CONTEMPORÂNEAS DO ENSINO DA ARTE: INCORPORANDO AS NOVAS TECNOLOGIAS

A partir da Proposta Triangular, as atividades de arte na escola passam a ter um significado mais complexo, deixando de ser uma atividade incompreendida ou mero passatempo. Ela se articula nos seguintes vértices:


• Conhecer arte- através do estudo da história da arte o educando compreende que a arte se dá em um contexto de tempo e espaço.

• Apreciar arte: em contato com objetos artísticos é possível analisá-las desenvolvendo assim as habilidades de ver e sentir.

• Fazer arte- desenvolvimento das habilidades para criação de objetos/imagens, utilizando as formas existentes e a invenção de outras formas de trabalhar a sua expressão criadora.

MÉTODO COMPARATIVO: É o trabalho que envolve o conhecer, o apreciar e o fazer através da comparação entre várias obras de arte de diversos períodos para que o aluno perceba as diferenças e as similaridades.

MÉTODO MULTIPROPÓSITO: Um programa de ensino de arte onde o fazer se dá em função da leitura a obra de arte, articulando com outras áreas do conhecimento de maneira interdisciplinar.

Nas minhas aulas de artes, tento trabalhar dentro da proposta triangular. Levando os alunos a entenderem a história da arte e colocando os para apreciar e fazer arte, desenvolvendo a sua capacidade de criação.

Luzia de Fátima Flávio Guedes Artes/teatro

Seguidores