CIBERCULTURA E OS NOVOS PARADIGMAS SOCIAIS

Tem como objetivo embasar teoricamente sobre as novas redes sociais configuradas pelas novas tecnologias de comunicação computacional, entendo seus impactos na sociedade e as mudanças na forma de ler, pensar e socializar.
Luzia de Fátima Flávio Guedes

NAVEGAR NO CIBERESPAÇO: O PERFIL COGNITIVO DO LEITOR IMERSIVO( Lucia Santeella)


Maria Lucia Santaella Braga é uma pesquisadora brasileira e professora titular da PUC-SP com doutoramento em teoria Literária. Coordena o programa de pós-graduação em tecnologias da Inteligência e Design Digital na PUC-SP.

Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo mostra que há tres maneiras diferentes de se relacionar e compreender informações. A autora categoriza um tipo particular de leitor, cada qual com suas particularidades cognitivas desenvolvidas em função do espaço sociocultural em que vive.

Leitor Comtemplativo: que tem sua origem vinculada à idade pré industrial, que se caracteriza pelo acesso a informação através do livro impresso e da imagem estática, expositiva.

Leitor Movente: é resultante da revolução industrial. É um leitor de um mundo em movimento, dinâmico. É o leitor treinado nas distrações do catidiano, cuja percepção se tornou uma atividade instável, não linear e de intensidades desiguais. É um leitor apressado.

Leitor Imersivo: É um nativo digital. Aprendeu a navegar, fazendo conexões na internet, sem um roteiro preestabelecido. Conectado na tela por meio de movimento vai unindo informações de natureza diversas, criando e experimentando um tipo de comunicação multilenear e labiríntica. Ele é livre para estabelecer sozinho a ordem textual. Este leitor possui ferramentas que com o desenvolvimento da tecnologia e da sociedade, foi surgindo para facilitar a vida do homem e possibilitar novas descobertas.

Luzia de Fátima Flávio Guedes- Artes/teatro/Montes Claros



 
INTELIGÊNCIA COLETIVA ( Pierre Levy)

Pierre Levy é um filósofo da informação que se ocupa em estudar as interações entre a internet e a sociedade. Nasceu de uma família Judaica. Fez mestrado em História da ciencia e doutorado em sociologia e ciencia da informação e da comunicação. Segungo Pierre Levy os computadores interligados em redes mundiais podem favorecer o surgimento da Inteligência Coletiva.

” A nova dimensão da comunicação deveria é claro, permitir-nos compartilhar nossos conhecimentos e apontá-los uns para os outros, o que é a condição elementar da inteligência coletiva.” Pierre Levy

Inteligência coletiva são os conhecimentos mútuo das pessoas, distribuidas por toda parte. O uso da interatividade das comunidades virtuais dos weblogs baseado no acesso à informação democratizada e sua constante atualização. Desta forma todos teriam acesso as informações, mas estas produções não seriam exclusivas de uma pessoa, mas do coletivo. Um princípio onde as inteligências individuais são somadas a compartilhadas por toda a sociedade, potencializando com a chegada de novas tecnologias de comunicação, como a internet.

Luzia de Fátima Flávio Guedes- Artes/teatro/Montes Claros





FAVORITOS

http://maryteatro2010.blogspot.com

http://mensagensdapaulinhafonteboa.blogspot.com

http://cacaushow-cacau.blogspot.com

http://jackdeusadovinho-jackdeusadovinho.blogspot.com

http://gilsonbombom.blogspot.com

http://frcteatro.blogspot.com

http://angelitaxavier.blogspot.com

http://6saoteatro.blogspot.com







Seguidores